Sílvio Caldas

Trovadores Urbanos com Sílvio Caldas.

Em 1991 o Caboclinho Querido, Silvio Caldas, recebeu uma serenata dos Trovadores Urbanos. Ficou tão emocionado em ver seus antigos sucessos tão bem interpretados pelos jovens músicos que começou a acompanhar o grupo em seus shows, nascendo aí uma admiração mútua e uma amizade em torno da música e das memórias afetivas de todos.

Os Trovadores Urbanos dividiram o palco com SILVIO CALDAS durante cinco anos e ainda gravaram o CD SERENATA, cantando juntos a faixa “Beco sem saída”. Fizeram também temporadas importantes em boates como o 150 Night Club, em SP e Mistura Fina, no Rio de Janeiro.

O padrinho e amigo querido faleceu em fevereiro de 1998 e seu último show e entrevista foi ao lado dos Trovadores Urbanos.

Nascido Sílvio Antônio Narciso de Figueiredo Caldas, na cidade do Rio de Janeiro, em 23 de maio de 1908, Silvio Caldas sempre teve contato com a música.

Filho de um dono de loja de instrumentos musicais e compositor amador de valsinhas, fox e samba, Silvio Caldas aos 5 anos já se apresentava como cantor nos teatros e blocos de carnaval. Na adolescência chegou a vir para São Paulo para aventurar-se como mecânico mas logo voltou para a cidade maravilhosa para cantar na rádio Mayrink Veja. Corria o ano de 1930 e logo ele se destacou interpretando sambas e sendo reconhecido como uma grande voz, talento do calibre de Orlando Silva e Francisco Alves.

Ary Barroso o levou para o teatro Recreio e nasceu o primeiro sucesso nacional, a música Faceira e em 1934 seria reconhecido como o grande seresteiro, apresentando-se por todo o país com músicas como Chão de Estrelas, Meu limão Meu Limoeiro, Pastorinhas, Minha Palhoça, Arranha-céu, entre outras.

silvio

No final da década de 60 Silvio Caldas se afastou da vida pública, recolheu-se a um sítio em Atibaia (SP) e diminuiu seu ritmo de apresentações, o que lhe valeu o apelido de "cantor das despedidas", de tantas vezes que anunciou seu retiro artístico. Em 1995 participou do CD "Songbook Ary Barroso", cantando com Aurora Miranda "Quando Eu Penso na Bahia".

Em 1991, depois de receber em casa uma serenata dos Trovadores Urbanos, Silvio Caldas voltou aos palcos em apresentações conjuntas com os seresteiros que até hoje eternizam seus sucessos.

Quer ser um incentivador?

Clique no botão ao lado! 🡒
to top button